Preocupado com redução do volume de Boqueirão, Alexandre cobra ação do Governo do Estado

De acordo com registros da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o  Açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, encontra-se, atualmente, com um volume inferior a 58% de sua capacidade total. O reservatório possui uma capacidade máxima de 411 milhões de metros cúbicos, mas, no momento, reserva apenas 237 milhões de metros cúbicos.

Como todos os campinenses, o vereador Alexandre do Sindicato está preocupado com a queda nas reservas do açude. Na cidade, o receio imediato é de um iminente racionamento, como já ocorreu, num passado recente. “O volume de Boqueirão chegou a um limite que já é preocupante. Todos sabemos das implicações de se enfrentar um racionamento”, comentou o parlamentar.

Para Alexandre do Sindicato, já passou da hora de o Governo do Estado adotar providências para conscientizar a população a respeito do consumo de água, bem como para coibir o uso inadequado das reservas do manancial. “Temos informações de que muitas pessoas ainda mantêm o uso da água de Boqueirão para irrigação, o que, diante do quadro atual, parece um contrassenso”, disse.

“O Governo do Estado não tem tomado as devidas providências a respeito do assunto. Falta na Paraíba uma política de conscientização para o consumo sem excessos”, complementou Alexandre. Para o vereador, cada cidadão pode e deve fazer sua parte, evitando o desperdício. O próprio parlamentar garante que, em sua casa, o consumo é racional.

“Todos temos responsabilidades. Na minha casa, toda a água que é usada na máquina nós reaproveitamos para lavarmos a escada, garagem, área de serviço e até utilizar no vaso sanitário”, revelou Alexandre do Sindicato.