Projeto de Alexandre do Sindicato obriga plantação de árvores a cada carro vendido por concessionárias

Um Projeto de Lei do vereador Alexandre do Sindicato (PROS) foi aprovado na Câmara Municipal de Campina Grande, recentemente, em que exige a obrigatoriedade das concessionárias a plantarem uma árvore a cada carro zero quilômetro vendido. Para o autor da proposta, a ação visa contribuir ao projeto de arborização do município, como forma de amenizar problemas a exemplo do efeito estufa.

De acordo com Alexandre, ficou estabelecido de que o plantio será executado pela própria concessionária ou por meio de cooperativas, organizações não-governamentais ou empresas privadas com atuação na área ambiental, sob responsabilidade, no entanto, da concessionária.
            "O nosso Projeto de Lei foi elaborado em 2013 e, finalmente, retornou para a mesa e votado neste ano. Nos artigos estabelecidos, fica claro de que o objetivo é provocar uma movimentação por parte dos vendedores e consumidores a não somente, adquirir os veículos mas, sobretudo, a arborizar e preservar o meio ambiente com o plantio de árvores", explicou o vereador.
            Ainda com o objetivo de zelar pela natureza, foi implantado em 2012 o projeto "Adote uma Ávore", da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A proposta é incentivar o cultivo e distribuição de mudas no município de Campina Grande. Ambas ideias visam melhorar a qualidade de vida dos campinenses.
            Após votado, o Projeto de Lei tem entre 60 a 90 dias para ser assinado pelo Poder Executivo municipal.
PUNIÇÃO
            Na hipótese de que seja descumprida o projeto, depois de sancionado, a infração será punida através de multa, no valor de 150 unidades fiscais correspondente ao valor atual de R$ 6.210,00.